08 outubro 2002


os livros são bons por que o cinema é bom ou o cinema é bom por que os livros são bons?


aproveitei esse final de semana passado para assistir alguns filmes.... e fiz questão...
de 3 filmes que aluguei, 2 brasileiros... "monstros s.a.", "eu, tu, eles" e um filme que não me lembro de jeito nenhum o nome... sei que é nacional, gênero aventura-histórica, com antônio fagundes, muito bom...yes!!

depois do "alto da compadecida", "domésticas - o filme", "central do brasil" e com grande
estilo "cidade de deus", eu não faço mais a mínima questão de
assistir aos filmes gringos, pelo contrário, só quero saber de filmes brazucas...

eu não tinha o hábito de assistir aos filmes nacionais, mesmo por que só conhecia de ouvir
falar daqueles..."super xuxa contra o baixo astral", "morte e vida severina" ou "os trapalhões..." mas agora com
um pouquinho mais de idade e oportunidade comecei a buscar a cultura nacional, tanto na música, qto no cinema e na literatura.

sempre qdo posso assisto "mazzaropi" de domingo a tarde e o zoom na tv cultura, todas as terças e quintas assisto aos curtas-metragens nacionais que passam aqui no espaço cultural.

estou cada dia mais encantada com esse mundo de imagens, emoções, sentimentos, conversas, diálogos,
vidas, mortes, situações, músicas, canções, letras, etc.


na minha primeira aula da oficina de vídeo, o instrutor disse que tudo isso nos influencia
tanto que até mesmo em nossos sonhos existem cortes, zoons, trilha sonora, efeitos especiais, exatamente com
os mesmos recursos que assistimos nos filmes.

mas, o que me deixa mais maravilhada é sentir as mesmas emoções de um filme, quando leio um livro.
domingo passado terminei um livro incrível, que ganhei do meu namorado, é um romance histórico da época
das cruzadas e dos templários...muuuuiiiito bom... uma leitura que me envolveu de tal forma que assim que terminei,
senti falta dos personagens... juro.. parecia que aquelas pessoas do livro, faziam parte de alguma forma da minha vida...
eram pessoas que se encontravam comigo quase todas as manhãs no ônibus para o trabalho... e se paro para pensar sinto isso sempre
quando começo a ler algum livro que não é técnico.

não posso afirmar com veemência se o cinema só é o que é por causa dos grandes escritores, mas existem livros que tomam o lugar
tranqüilamente de roteiros de filmes... um exemplo, cidade de deus, o roterista do filme, bráulio mantovani afirmou que o livro dispensou
qualquer tipo de pesquisa e roteiro, tudo foi tirado do livro. esse é apenas 1 dos muitos filmes brasileiros ou não baseados em
livros...


Nenhum comentário:

Postar um comentário