25 novembro 2002

Post de quem não tem muita coisa pra postar....


Folha de SP - Folha Teen
Um beijo nunca é igual ao outro, para o bem ou para o mal. Num tempo em que é prática comum entre os mais atirados beijar primeiro e conhecer o dono da boca depois ou mesmo competir com amigos para ver quem beija mais em uma balada, o beijo mais casual ainda é algo poderoso: são minutinhos (segundinhos até) que fazem o resto do mundo desaparecer.
Quem já experimentou, pode apostar que quer repetir. Quem nunca sentiu na boca a boca de alguém, ou seja, quem é BV (boca virgem), em geral quer deixar de sê-lo o quanto antes.
Tanto para iniciantes como para beijoqueiros de carteirinha, chega às livrarias em dezembro "Dossiê do Beijo: 484 Formas de se Beijar", do jornalista Pedro Paulo Carneiro, que não revela a idade.
Desde o seu primeiro beijo, há 12 anos, Carneiro ficou obcecado pelo assunto. "Pesquiso tudo sobre isso. Já fiz mais de 16 mil entrevistas com gente de todos os Estados brasileiros e de diversos países do mundo", revela.
Para classificar 484 beijos, Pedro Paulo desenvolveu uma técnica: discriminá-los de acordo com a pressão, a respiração, a salivação, a posição da língua, a profundidade e o gestual.
"Já experimentei todos", gaba-se.

Ciência e poesia
Sob a ótica científica, um beijo parece algo bem pouco interessante: a justaposição anatômica dos dois músculos orbiculares da boca no estado de contração, que promove o aumento das batidas do coração e a troca de água, sais, gorduras e cerca de 250 vírus e bactérias diferentes. Eca!
"Beijar é vencer a barreira do pudor e da repugnância já que há contato de fluídos", explica a psicóloga Lídia Aratangy.
Nojeiras à parte, sentir o gosto da pessoa de quem você está afim e receber dela a manifestação de carinho implícita em um beijo certamente é a maneira mais gostosa de pegar um germe. Mesmo que ninguém chegue a pensar nisso quando está beijando.
Abordagem mais adequada do beijo foi a do poeta romântico inglês Percy Bysshe Shelley (1792-1822): "As almas se encontram nos lábios dos enamorados".
"Existe uma mística do beijo, que está rodeado de romantismo e de expectativas. O beijo coloca duas pessoas em contato, desperta seus corpos e é preparatório para o sexo", explica Lídia.
No entanto Carneiro suspeita de que o primeiro beijo seja uma prova ainda mais complicada que a primeira transa. "O primeiro beijo, em geral, tem platéia. A primeira transa, não."

Cultura do beijo
As primeiras evidências da existência da prática do beijo datam de 1500 a.C. e estão nos templos de Khajuraho, na Índia, em imagens de casais se beijando. No entanto o cientista Charles Darwin, em sua teoria da evolução das espécies, afirma que a origem dessa carícia é mais antiga: trata-se de uma sofisticação das mordidas que os macacos trocavam em seus rituais pré-sexuais.
De alguma forma, cada cultura acolheu e desenvolveu a prática do beijo à sua maneira. Hoje em dia, a diferença entre um beijinho no Japão, na Rússia e na Espanha, por exemplo, é enorme. Os japoneses ainda consideram o beijo em público um ato obsceno, os russos usam as bitocas para cumprimentar -seja homem com homem, seja homem com mulher, seja mulher com mulher- e os espanhóis, por mais que adorem um amigo que encontram, quase nunca o beijam.

Teste
Para tirar a prova de cinco das 484 formas de beijar do livro de Carneiro, o Folhateen convidou os namorados Camilla Caminata, 18, e Marcelo Foffa, 22, para testá-los e comentá-los. Veja acima.

TIPOS DE BEIJOS

Selo seco frontal (selinho)
Tocar com os lábios fechados a boca de outra pessoa
"É um beijo de respeito e de carinho para qualquer situação. Serve também para a família e para alguns amigos."

Beijo em cruz (malho)
As bocas abertas e encaixadas deixam espaço para as línguas se encontrarem
"É o beijo que todo mundo quer dar quando está afim de algém. É mais romântico. Não é para dar em qualquer um. Através dele dá para descobrir o jeito da pessoa, a experiência que ela tem em beijar e a sua intenção."

Beijo com mordida de lábio
Um morde o lábio inferior do outro enquanto tem seu lábio superior mordido também
"É um beijo que surge de outros beijos. É uma brincadeirinha porque a carne da boca é gostosa de morder mesmo. E a dorzinha faz parte do beijo, é boa."

Beijo que marca
Um selinho dado com força, que pressiona os lábios contra os dentes. Depois de algum tempo de pressão, um dos parceiros passa a língua na gengiva do companheiro
"A boca fica meio adormecida e a segunda parte, da língua, alivia o local que ficou meio dolorido. Parece que o beijo fica com um gosto diferente. É estranho."

Beijo de língua invertido
Deitados, um de cabeça para baixo em relação ao outro, os parceiros dão um beijo de língua
"É o mais gostoso. As línguas raspam no céu da boca e suas partes de cima ficam em contato uma com a outra. O lábio inferior de um toca o superior do outro e vice-versa. É bem diferente."
RAIO-X DO BEIJO

CURIOSIDADES
- a ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia
- filemafobia ou filematofobia é o termo usado para designar o medo de beijar
- os beijos mais antigos que conhecemos foram esculpidos nas paredes dos templos de Khajuharo, na Índia, em 2500 a.C.
- o livro Kama Sutra ensina vinte formas diferentes de beijar.
- quando beijam, 97% das mulheres fecham os olhos enquanto apenas 30% dos homens fazem o mesmo
- para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua)
- o beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios do parceiro
- uma pessoa troca, em média, 24.000 beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados) ao longo de sua vida
- dia 13 de Abril é dia Internacional do Beijo
- 92% das garotas acham que seu primeiro beijo não foi bom, ao contrário, 94% dos garotos acham que seu primeiro beijo foi bom

EM OUTRAS LÍNGUAS
Alemão - Kuss
Chinês: QinWen
Espanhol - Beso
Francês - Baiser
Grego - Felia
Hebraico - Neshiká
Holandês arcaico: Soen
Inglês - Kiss
Italiano - Bacio
Japonês - Kissu
Maia - Tzub
Russo - Potselui
Sotho - Atla
Sumeriano - Su-Ub
Sueco - Xkyss
Tupi Guarani - Pitér

SEU CORPO
- um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes
- quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por três dias
- a cada beijo, os dois apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais
- durante o beijo, as batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto. Isso força o coração a bombear um litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar. O aumento da taxa de oxigenação traz uma série de vantagens: os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário