08 julho 2003

Música é Pensamento…

é estranho...mas realmente estou sentindo muita falta de ter um papo cabeça sobre coisas interessantes...
um papo falando sobre um texto como esse abaixo:


A música é pessoal e transferível Quero começar considerando que música, assim como qualquer forma de expressão artística, é assunto extremamente subjetivo e pessoal. Não há noções certas nem erradas. Existem inúmeros jeitos de se estabelecer relações sinceras e criativas com a música. Portanto, vou expor aqui minhas maneiras de lidar com o tema. Esteja à vontade para concordar e incorporá-las ou para discordar e desconsiderá-las. Música sou eu e música são vocês…

Música é comprometimento Pode até parecer muito metafísico, teórico ou piegas, mas penso que seja de máxima importância conhecer, antecipadamente, a relação estabelecida com a música. Sempre tento me lembrar da pergunta: “O que espero da música e o que desejo para minha carreira como músico?”. Existem aí vários caminhos. Fama, dinheiro, prestígio, satisfação pessoal, conexão espiritual, funções terapêuticas, pagamento de promessas, todas as anteriores (nessa ordem ou não), etc. É imprescindível saber o que te atrai na música.

Música é prazer e por ser uma forma de expressão e linguagem, qualquer insatisfação de se trabalhar nesse ramo, logo fica evidenciada. Se você pensa na fama e no dinheiro sem se preocupar com o papel criativo e contextual da profissão, é melhor pensar duas, três, quatro, muitas vezes. Além da vontade incontrolável de ser músico, você precisa adicionar algumas tarefas a sua lista:

Música é pesquisa Ouça música. Sem preconceitos. Compre discos (fique longe dos piratas!!!!), troque informações, leia sobre música (livros, jornais, revistas e sites especializados), vá a shows. Comece a decidir os estilos que lhe agradam. Tente entender porque alguns te atraem e outros nem tanto. Pesquise as obras dos artistas de seu interesse.

Música é sabedoria Estude. Faça cursos de especialização. A parte teórica e técnica da música são fundamentais. Entre em contato com amigos e músicos para trocar conhecimentos. Mas não limite sua inteligência! Estude sobre todos os assuntos; bons músicos e compositores são também bons cidadãos com razoável conhecimento de cultura geral. Estudar é sempre bom; pois conhecimento é algo que, nesses tempos violentos, ninguém pode te roubar.

Música é prática - Toque, cante, componha, exercite. Chame os amigos e comece a ensaiar.É na prática que muitos conceitos se “encaixam”. Compartilhe as idéias. Se você é compositor, mostre suas músicas para as pessoas e peça opiniões e conselhos.

Música é rede – Conheça gente, faça contatos. Seus amigos de colégio ou de trabalho, que compartilham seus desejos, podem se tornar ou te levar a ótimos contatos na indústria musical. Conheça os bares e casas noturnas de sua região que estimulam música ao vivo e colecione os cartões e números de telefone. Tente arrumar estágios em estúdios, produtoras e gravadoras. Quanto antes você começar a correr atrás melhor; porque, como todo músico iniciante (e experiente também) sabe, não é nada fácil.

Música é descanso – Viaje, vá ao cinema, ao teatro, ao museu, a restaurantes, namore, durma. Descansar também é importante para estimular a criatividade. Contrariando uma noção equivocada de que “tudo é mel na chupeta” e por ser uma profissão que não tem um horário fixo de trabalho (graças a Deus!!!), muitos produtores, músicos e artistas (eu incluído) trabalham de madrugada a madrugada em certos períodos. Às vezes um distanciamento temporário da música é necessário para manter a criação em um bom nível. Sem contar que momentos de lazer ajudam a conservar uma a relação com família, namorados, namoradas, papagaios, cachorros e, mais importante, com você mesmo. (Jair Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário