17 outubro 2003



Dia pela democratização da mídia

Sexta-feira, dia 17 de outubro, é celebrado em todo mundo o dia internacional pela democratização da mídia. Em várias cidades do país haverá atividades lembrando a concentração dos meios de comunicação e o prejuízo para a democracia.
Um estudo feito ano passado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação mostra que apenas seis redes nacionais de televisão, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV! e CNT, controlam 667 veículos do país: 309 canais de televisão, 308 canais de rádio e 50 jornais diários. Às redes de televisão, somam-se outros quatro grandes grupos de mídia, os grupos Abril, Folha, RBS e Estado. Essas dez empresas juntas controlam virtualmente tudo o que se vê, se escuta e se lê no país.

A rede Globo é provavelmente a empresa que mais concentra mídia no Brasil, controlando redes de TV por assinatura (Globosat, Sky e Net), rádios (CBN, rádio Globo), jornais (O Globo, Valor Econômico, Extra, Diário de São Paulo), revista (Época), internet (Globo.com), editora de livros (Editora Globo), gravadora (Som Livre) e uma produtora de filmes (Globo Filme). Mais de 40% dos brasileiros vêem a rede Globo de televisão todos os dias.

Em Goiânia haverá a transmissão de uma rádio livre, rádio Grilo, durante todo o dia 17 e também no dia 18, em FM 95,5, na região Sul. A rádio Grilo vai ser restransmitida pelas rádios Alternativa FM 101.3, Liberdade FM 88.7, Magnífica FM 107.1 e Pirâmide FM 89.1. A rádio poderá ser acessada também pela internet, através do endereço http://www.magnifica.facomb.ufg:8000 (cole este endereço no winamp). Cartaz da Rádio Grilo | Estampa Rádio Grilo

Em Porto Alegre haverá uma manifestação pela democratização da mídia em frente ao Zero Hora (Avenida Ipiranga, 1075), a partir das 17 horas. Mais tarde, a partir das 23 horas, haverá uma festa no Revolver (Rua Garibaldi, 862) para arrecadar fundos para o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Na próxima semana, outras atividades marcam a semana pela democratização da mídia. A programação completa

No Rio de Janeiro, haverá uma exibição pública do filme "Além do Cidadão Kane" que está proibido no Brasil há dez anos na Praça XV, às 18 horas. Cartaz

Em Salvador, na quinta-feira, às 17:43, haverá um debate sobre mídia independente na Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais (Rua Ladeira dos Barris, 145). Na sexta-feira, haverá manifestação na praça do Bradesco da Piedade 16hs.

Em São Paulo, haverá projeção do documentário "Além do Cidadão Kane". A exibição acontecerá no vão livre do MASP a partir das 18 horas.

fonte: www.midiaindependente.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário