02 março 2009

Coleção Moda Brasileira I e II

Mais uma dica de leitura pra quem curte moda ;)

É uma coleção liiiiiiiiiiiiiiiinda e maravilhosa que traça um panorama da moda contemporânea através da trajetória de cinco dos mais importantes estilistas do país: Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.

Os livros vêm acondicionados numa caixa de cartão e contam com sobrecapas especialmente desenhadas, além de outros detalhes exclusivos deste lançamento - a primeira edição tem tiragem limitada.
Cada um dos volumes procura traduzir graficamente a personalidade e as linhas gerais de cada criador. Assim, Alexandre Herchcovitch, com texto de Charles Cosac, traz uma cronologia em ordem inversa, das raízes underground do estilista, nos anos 1990, até as requintadas campanhas publicitárias que ele passou a dirigir em meados dos anos 2000.


Já o volume dedicado a Gloria Coelho, com prefácio de Regina Guerreiro, aproxima seu projeto visual do forte sentido autoral dessa estilista; enquanto o livro Ronaldo Fraga promove uma assemblage entre fotos de desfiles históricos e exemplos de seu requintado desenho ou de seu barroco acervo de antigüidades gráficas.



Walter Rodrigues, com texto principal de Eva Joory, publica esclarecedoras imagens de sua privilegiada biblioteca de pesquisa; enquanto Lino Villaventura destaca o forte sentido dramático desse "cozinheiro de panos" (conforme o texto de quarta capa da colunista Nina Horta), apresentando também seu trabalho em teatro e cinema.


Todos os volumes incluem cronologia detalhada, constituindo não apenas material de pesquisa fundamental para estudantes e profissionais da moda, mas motivo de deleite para qualquer amante da arte.


Organização: João Rodolfo Queiroz e Reinaldo Botelho / Textos: Charles Cosac, Carlos Mauro Fonseca, Jackson Araújo, Carol Garcia e Eva JooryPrefácios: Regina Guerreiro, Glória Kalil, Alvaro Machado, João Braga e Mário MendesProjeto Gráfico: Elaine Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário