25 março 2012

Rotina "du" soja

Agora, em pleno domingo de manhã, assistindo ao Globo Rural (adoro) fico sentida por ver que em algumas regiões a chuva chegou em hora errada e "atrapalhou" a colheita da soja :P

Pois é, um ano morando no interior do Mato Grosso, numa cidade de 10 mil habitantes, onde a principal atividade econômica era a plantação de soja, foi o suficiente para eu saber quase tudo sobre ela.

A soja precisa de chuva quando já foi plantada, no MT, lá por setembro ou outubro. Assim ela fica verdinha, verdinha. Em janeiro, fevereiro, os produtores já começam a fazer a dança da seca... pra ser colhida, a soja precisa estar morronzinha, bem sequinha... Se chover nessa época de colheita, huuuum.... ninguém fala de outra coisa na cidade: "precisa parar de chover agora", "se não parar de chover agora vamos ter problemas", "se parar de chover hoje, amanhã começo a colheita"...

Nunca me esqueço de ouvir o meu vizinho começar a colheita e sair correndo para a fazenda dele para fotografar.

aqui está metade verde, metade marrom

Colheita a mil por hora, na hora e clima certos


colheitadeira

Add caption

olha ela aí!


grãozinho que vale ouro


marido no alto do caminhão

marido no meio da soja


da colheitadeira para o caminhão






A impressão que eu tive morando lá no MT é que tudo o que se planta dá. E mesmo com chuva na "hora errada" os produtores não ficam menos ricos.

E falando em plantação, veja que lindo pensamento sobre a graça de Deus:
"Graça significa crescimento. Graça significa esperança, esperança de que uma flor irá desabrochar no deserto, de que de uma raiz seca, aparentemente sem vida, brotará um ramo verde." "Graça significa crescimento. Graça significa esperança, esperança de que uma flor irá desabrochar no deserto, de que de uma raiz seca, aparentemente sem vida, brotará um ramo verde." Leia o texto completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário