15 janeiro 2013

Meus temperos = meus segredos

Porções mágicas

Uma das minhas manias lá em casa é cozinhar. Todo final de semana, faço com gosto todas as nossas refeições. Este é o meu momento alquimista ;)

Eu não sou do tipo que gosta de colecionar receitas e tals... mas aquelas dicas, aqueles pulos do gatos, eu curto de montão. Desde que eu me conheço por gente, vejo a minha mãe usando um tempero verde delicioso na comidinha dela. E agora, na minha casa, sinto falta daquele tempero.

Graça a Deus, ela tem preparado esse toque especial de balde e sempre sobre um potinho especial pra mim ;) A "porção mágica" verde da minha mãe é preparada essencialmente com cebolinha e salsinha trituradas. Pensa num cheiro maravilhoso..... pensa num gosto perfeito que isso dá uma carne ou peixe. Uh lá lá!!!

Tempero verde da minha mãe
Como minha mãe faz: "bata no liquidificador 1 quilo de cebola + um maço grande de salsinha + um maço grande de cebolinha verde + uns 2 ou 3 colheres de sopa cheias de folhas de manjericão + 3 cabeças de alho. Uso 2 colheres de sopa de água para começar a triturar. Se vc gostar de coentro, pode usar tbm."

No dia 24 de dezembro, saí pra comprar alguns últimos ingredientes para preparar a ceia de natal e encontrei um vendedor de alho descascado. Eu precisava de apenas 3 dentes, mas acabei comprando 1 quilo.

Usei os meus três dentinhos e não sabia o que fazer com o restante... pensei em congelar, mas uma  amiga chef me deu a dica de ouro! Triturar muuuuuuito bem o alho com um pouco de óleo e mantenha na geladeira. Você pode usar durante meses sem perder o gostinho bom do alho.

"Creme" de alho
Em nenhum desses casos eu coloco sal, prefiro administrar o sal no momento do preparo do alimento. Sábado passado, eu fiz uma carne de panela e usei esses dois temperos juntinhos... vc não pode imagina no que virou o caldinho da carne. Fica a dica ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário